Maiara, Ariana Grande e Juliette: O que essas celebridades têm em comum?
- Veronica Chomiski Site
- 25 de ago.
- 1 min de leitura
Alopecia é sinônimo de queda de cabelos que pode ser causada por genética, distúrbios hormonais, deficiências nutricionais, infecções fúngicas, doenças autoimunes e até estresse.

A ausência, rarefação (quando os fios se tornam menos numerosos) ou queda dos cabelos ou pelos, que pode ser transitória ou definitiva, e ocorrer de forma local, regional ou total apresenta alguns principais tipos.
São eles:
1️⃣ Alopécia Androgenética: Também conhecida como calvície hereditária, é o tipo mais comum. Causada por fatores genéticos e hormonais, com miniaturização progressiva do cabelo e padrão de distribuição clássico em homens e mulheres.
2️⃣ Alopécia Areata: Reação autoimune caracterizada por áreas circulares ou ovais de queda de cabelo, geralmente formando placas de queda no couro cabeludo, embora possa afetar outras áreas do corpo.
3️⃣ Alopécia Cicatricial: Danos permanentes aos folículos. É uma resposta a um processo inflamatório, que pode ser doloroso ou pruriginoso. Em alguns subtipos, podem haver secreção de pus e sangue e formação de cicatrizes inestéticas; já, em outros, há recuo da linha de implante capilar, envolvendo até perda das sobrancelhas.
4️⃣ Alopécia Traumática: Causada por tração, ao prender com frequência e de forma intensa; torções repetidas levando à quebra do fio; uso constante de ferramentas de calor; ou, ainda, tratamentos agressivos.
5️⃣ Alopécia Eflúvio telógeno: Queda temporária, muitas vezes por estresse (cirurgia, doenças, estresse emocional) ou alterações hormonais (pós-parto, excesso/ falta de hormônios).
Identificar o tipo correto é essencial para o tratamento!
Você notou perda de cabelos ou algum sintoma no couro cabeludo? Não perca tempo. ⏳ Tempo é cabelo!
Agende sua consulta. Estou à disposição para te ajudar. Telefone e WhatsApp para contato: 11 95333-5222
Dra. Verônica Chomiski
CRM-SP 215180




Comentários